Devido às fortes chuvas que atingem Santa Catarina, a Defesa Civil emitiu alerta máximo para fluxo de detritos e deslizamentos em quatro regiões: Grande Florianópolis, Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí. O aviso é válido desta sexta-feira (17) até domingo (19).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os acumulados de chuva ultrapassaram os 300 milímetros em municípios destas regiões, o que aumenta condições de fragilização do solo, conforme o órgão. A Defesa Civil orienta que a população tenha atenção a áreas de encosta e taludes rodoviários, principalmente no Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Pelo menos oito municípios passaram da marca de 200 milímetros de chuva em Santa Catarina em apenas 24 horas, segundo dados da Defesa Civil. Biguaçu, Tijucas, Florianópolis e São José foram as cidades mais atingidas. Mais de 880 pessoas estão fora de casa em todo o Estado, de acordo com o órgão.
Em casos de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou 193. Em Florianópolis, a prefeitura orienta ligar para a Sensibilização pelo (48) 99932-0321 ou para o Resgate Social, através do número (48) 99182-6870.
Continua depois da publicidade

Defesa Civil orienta para sinais de movimentação de terra:
- Inclinação de cercas, muros, postes e árvores;
- Aparecimento de água e protuberâncias na base da encosta;
- Sons incomuns, como árvores quebrando e estalos na encosta;
- Rachaduras ou fendas em encostas e paredes;
- Muros e paredes estufadas.
Sete municípios em situação de emergência
A forte chuva que atingiu Santa Catarina ao longo desta quinta-feira (16) fez com que sete cidades catarinenses decretassem situação de emergência. Os temporais causaram alagamentos, deslizamentos e interditaram rodovias nos municípios de Florianópolis, Biguaçu, Governador Celso Ramos, TIjucas, Camboriú, Balneário Camboriú e Itapema.
O Decreto de Emergência permite tomada rápida de decisões para prestar a assistência necessária à população, com o emprego de equipes de apoio e aquisição de materiais e equipamentos para solucionar os problemas causados pela tempestade.
Continua depois da publicidade
Leia também
Rodovias de SC tem bloqueios e acúmulo de água por conta da chuva; confira situação
Florianópolis tem feridos, desabrigados e ruas debaixo d’água no segundo dia de chuvas intensas