A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para risco de alagamentos e deslizamentos pontuais por causa das chuvas persistentes que atingem o Estado desde sábado (5). Segundo o comunicado divulgado nas redes sociais da Defesa Civil, a situação é de observação na área Leste do Estado, a partir do Alto Vale do Itajaí e do Planalto Norte em direção ao Litoral. O estado de observação deve durar até o meio-dia desta segunda-feira (7).
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Nessas regiões, a umidade vinda do oceano favorece a chuva persistente e volumosa, segundo o alerta da Defesa Civil. A previsão do órgão é de que os acumulados de chuva possam ultrapassar os 75 milímetros até esta segunda-feira (7), o que representa risco podencial moderado para desastres do tipo alagamento e deslizamentos pontuais.
Ocorrências em São José
A chuva provocou o deslizamento de uma calçada sobre o telhado da garagem de uma casa em São José, na Grande Florianópolis. O caso ocorreu na Rua Joaquim vieira Padilha, no bairro Pedregal. Segundo informações da prefeitura, a rua foi parcialmente interditada e foi solicitado o apoio da Secretaria de Infraestrutura. Isso porque há o risco de que o desmoronamento aumente e atinja a rua, o que impediria totalmente a passagem.
No bairro Colônia Santana, a Defesa Civil foi acionada para avaliar a situação de uma árvore que corria risco de cair no meio da rua.
Continua depois da publicidade
Confira as principais recomendações da Defesa Civil para a população:
– Para quem mora próximo a encostas e áreas com risco de deslizamento, a recomendação mais importante é ficar atento a qualquer movimentação no solo. Sejam rachaduras, grades ou postes se movendo ou água corrente com mais barro que o normal. Se algum destes itens for percebido, a recomendação é ligar para a Defesa Civil no telefone 199 ou, em casos mais graves, sair de casa.
– Para quem mora em ruas afetadas pela enchente, especialmente dentro da cota de 9,5m prevista para a noite, a recomendação é que se prepare para os alagamentos, levantando móveis se houver a necessidade.
– Em casos mais graves, os moradores de áreas de risco já têm três abrigos abertos em Blumenau. Na Igreja Evangélica Livre de Blumenau (E9), na Rua Cidade do Salvador, na Itoupava Norte; na Paróquia São Francisco de Assis (E10), na Rua Francisco Vahldieck, na Fortaleza, e no Grupo Escoteiro Leões de Blumenau (S1), na Rua Pastor Oswaldo Hesse, bairro Ribeirão Fresco.
– Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões
Continua depois da publicidade
– Fique de olho nas informações dos órgãos oficiais! A Defesa Civil está atualizando de hora em hora o nível do Rio Itajaí-Açu em suas páginas nas redes sociais e no site do Alertablu, além do aplicativo para celular.
Leia mais:
Beach club tem aglomeração e público sem máscara na Guarda do Embaú
Toque de recolher: entenda o que está proibido e o que será liberado em SC