A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta amarelo de “observação” para o calor intenso que atinge as regiões do Litoral e Extremo Oeste catarinense. O aviso é válido das 10h até as 19h desta quinta-feira (6).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
As temperaturas devem ser mais altas entre o final da manhã e durante a tarde. As máximas variam entre 34°C e 38°C no Litoral Sul, onde o calor tende a diminuir a partir do início da tarde, com a aproximação da frente fria e a mudança do quadrante dos ventos
No restante do Litoral e no Extremo Oeste, as temperaturas variam entre 30°C e 35°C, com temperaturas pontuais superiores. Nas demais regiões do Estado, os termômetros variam entre 27°C e 32°C.
Conforme a Defesa Civil, o risco é moderado para desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
Continua depois da publicidade
Entre a tarde e a noite desta quinta-feira, instabilidades ganham força em Santa Catarina devido à combinação do calor com o avanço lento de uma frente fria pelo oceano. Os fenômenos favorecem a formação de temporais e de chuva intensa, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul.

Inmet emite alerta de onda de calor
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou parte de Santa Catarina em alerta vermelho de “grande perigo” para onda de calor. O aviso, válido entre a última quarta (5) e a próxima segunda-feira (10), engloba a região Oeste do Estado, na divisa com o Rio Grande do Sul. O estado vizinho tem quase todas as regiões em alerta.
A onda de calor acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias. No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.

Continua depois da publicidade
De acordo com meteorologistas da Epagri/Ciram e da Defesa Civil, o calor que atinge Santa Catarina não pode ser classificado como onda de calor. O fenômeno ocorre no Norte da Argentina e no Oeste do Rio Grande do Sul, mas não atinge diretamente Santa Catarina, conforme a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri.
— Santa Catarina sente efeitos dessa onda de calor na região Oeste. Mas as temperaturas não são nada de excepcional na região, pois costumam ser altas nesta época do ano — diz a meteorologista.
Leia também
Fotos mostram antes e depois dos estragos em Florianópolis três semanas após fortes temporais