A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta amarelo de “observação” para o calor intenso que atinge as regiões do Litoral e Extremo Oeste catarinense. O aviso é válido das 10h até as 19h desta quinta-feira (6).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As temperaturas devem ser mais altas entre o final da manhã e durante a tarde. As máximas variam entre 34°C e 38°C no Litoral Sul, onde o calor tende a diminuir a partir do início da tarde, com a aproximação da frente fria e a mudança do quadrante dos ventos

No restante do Litoral e no Extremo Oeste, as temperaturas variam entre 30°C e 35°C, com temperaturas pontuais superiores. Nas demais regiões do Estado, os termômetros variam entre 27°C e 32°C.

Conforme a Defesa Civil, o risco é moderado para desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

Continua depois da publicidade

Entre a tarde e a noite desta quinta-feira, instabilidades ganham força em Santa Catarina devido à combinação do calor com o avanço lento de uma frente fria pelo oceano. Os fenômenos favorecem a formação de temporais e de chuva intensa, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul.

Litoral e Extremo Oeste serão as regiões mais afetadas (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

Inmet emite alerta de onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou parte de Santa Catarina em alerta vermelho de “grande perigo” para onda de calor. O aviso, válido entre a última quarta (5) e a próxima segunda-feira (10), engloba a região Oeste do Estado, na divisa com o Rio Grande do Sul. O estado vizinho tem quase todas as regiões em alerta.

A onda de calor acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias. No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.

Alerta do Inmet engloba o Oeste do Estado, na divisa com o Rio Grande do Sul (Foto: Inmet, Reprodução)

Continua depois da publicidade

De acordo com meteorologistas da Epagri/Ciram e da Defesa Civil, o calor que atinge Santa Catarina não pode ser classificado como onda de calor. O fenômeno ocorre no Norte da Argentina e no Oeste do Rio Grande do Sul, mas não atinge diretamente Santa Catarina, conforme a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri.

— Santa Catarina sente efeitos dessa onda de calor na região Oeste. Mas as temperaturas não são nada de excepcional na região, pois costumam ser altas nesta época do ano — diz a meteorologista.

Leia também

Fotos mostram antes e depois dos estragos em Florianópolis três semanas após fortes temporais