A Defesa Civil de Joinville emitiu alerta para destacar que está em estado de atenção, devido à aproximação de uma frente fria. Os sistemas meteorológicos indicam calor de 35 graus para Joinville nesta quinta-feira (21), mas durante o dia a massa de ar frio deve chegar à cidade – acompanhada de temporal e vento forte.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
A principal preocupação é quanto a força do vento – com rajadas de até 80 quilômetros por hora. Por esse motivo, o risco é considerado alto para ocorrências como destelhamento, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais. A expectativa é que durante a noite de quinta-feira, esse sistema se afaste do estado. Após a chuva, a temperatura deve diminuir.
Imagens impressionantes mostram formação de tornado no Oeste de SC
Dicas da Defesa Civil em caso de temporal
Em situações de vento forte, a Defesa Civil recomenda distância de objetos que podem ser arremessados pela força do vento. A dica é buscar um local seguro para se abrigar, longe de árvores, postes e placas.
Continua depois da publicidade
Mesmo com a temperatura elevada, em dias de chuva com a formação de raios, a recomendação é desligar aparelhos eletrônicos e não ficar na água em praias, rios e cachoeiras.
Outra dica importante é não trafegar em áreas alagadas e ter atenção redobrada próximo de pontes e rios, pois a correnteza tende a ficar mais forte nesses locais.
Para receber orientações em tempo real, as pessoas podem fazer o cadastro junto à Defesa Civil. Basta enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199, informando o CEP da sua residência. Assim, gratuitamente, o cidadão passa a receber no seu celular alertas de perigo.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.
Leia também
Número de mortes pela dengue chega a 31 em Santa Catarina, aponta boletim epidemiológico
Ministério da Saúde deve redistribuir doses não usadas da vacina contra a dengue
Pesquisa aponta quantas pessoas estão em situação de rua em Joinville