No decorrer desta sexta-feira (13), além de sábado (14) e domingo (15), o avanço de uma frente fria e a formação de uma baixa pressão deixam o tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina. O alerta é da Defesa Civil estadual, que também sinalizou chuvas volumosas e persistentes no Estado durante o período.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Nesta sexta e na manhã de sábado, as chuvas e os temporais mais intensos se concentram entre o Grande Oeste e o Sul do Estado, podendo vir acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Queda na qualidade do ar classifica Florianópolis como “insalubre” e “tóxica” para respirar
No sábado, e principalmente no domingo, o avanço da frente fria e formação da baixa pressão reforçam as chuvas no centro norte do Estado, trazendo acumulados significativos para essas áreas.
Continua depois da publicidade
De forma geral, os acumulados variam entre 50 e 80 milímetros em Santa Catarina, mas com pontuais que podem superar os 100 milímetros entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí e norte catarinense.
Veja quais são as áreas de risco em SC

Nas áreas em laranja do mapa, o risco é alto para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos. Nas áreas em amarelo, o risco é moderado para alagamentos, queda de galhos de árvores e destelhamentos.
Recomendações da Defesa Civil
- Durante os temporais, busque um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;
- Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos;
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
“Chuva preta” é registrada em Florianópolis e outras cidades de SC
“Chuva preta” causada pela fumaça das queimadas deve atingir Joinville no fim de semana