A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta na manhã deste domingo (3), solicitando que embarcações de pequeno e médio porte evitem navegar pelo litoral durante o dia. O motivo é que um sistema de alta pressão pode causar ondas com pico entre 2,5 metros e 3 metros de altura.
Continua depois da publicidade
As condições devem ser observadas em toda a costa, mas a intensidade deve ser maior entre Florianópolis e Itapoá, já na divisa com o Paraná. Atividades de pesca não são recomendadas nessas condições.
Segundo a Defesa Civil, o sistema de alta pressão também deve causar rajadas de vento de até 60 km/h nas cidades próximas ao litoral.
Para moradores dessas regiões que presenciarem os ventos fortes, a recomendação é se proteger em locais abrigados, longe de janelas. Quem estiver na rua deve evitar ficar próximo a placas, árvores, postes e objetos que podem ser arremessados com o vento.
Como também há previsão de chuvas durante o dia, as pessoas que presenciarem alagamentos devem evitar o contato com a água, bem como dirigir em locais alagados. Da mesma forma, a Defesa Civil pede aos moradores que evitem passar por pontes submersas e que tomem cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Continua depois da publicidade