A previsão de chuva intensa para os próximos dias fez com que a Defesa Civil de Blumenau e outros órgãos que monitoram o tempo e o nível dos rios da região entrassem em estado de atenção.
Continua depois da publicidade
De acordo com informações do sistema Alertablu, entre o fim desta quinta-feira e manhã de segunda-feira a atmosfera estará bastante instável no Sul do Brasil, o que vai resultar em chuvas frequentes com volumes significativos.
As chuvas podem acumular até 280 milímetros entre a tarde desta quinta-feira e a noite de segunda segundo a previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), órgão da Epagri.
Por este motivo, a prefeitura de Blumenau solicita a atenção da população para que acompanhe periodicamente os informes da Defesa Civil nas redes sociais e previsões e alertas emitidos pelo Alertablu no site www.alertablu.cob.sc.gov.br e pelo Centro de Operações do Sistema de Alerta do Vale do Itajaí (Ceops) no endereço ceops.furb.br.
Monitoramento
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil, o Ceops e o Alertablu estão trabalhando em regime de plantão e seguem monitorando a quantidade de chuvas e o nível do rio Itajaí-Açu. De acordo com o coordenador do Ceops, Dirceu Luis Severo, se a previsão de chuva se confirmar, existe a possibilidade de o Rio Itajaí-Açu atingir o nível de nove metros, mas esta informação ainda é uma estimativa, e não uma previsão de fato.
– Isso foi uma estimativa que o professor Ademar Cordero fez para responder a uma demanda que recebemos. Ele fez esse cálculo baseado na experiência pessoal dele com eventos anteriores e nas previsões de chuva que estão sendo anunciadas, mas precisamos aguardar. Previsão só faremos depois que começar a chover e por enquanto não está chovendo em nenhum lugar do Vale – afirma, destacando que o Rio Itajaí-Açu está em 2,40m e segue baixando.
Severo destaca ainda que, apesar da previsão de chuva intensa, ainda há incerteza sobre o destino que o fenômeno deve tomar nos próximos dias:
– O sistema (chuva) ainda está no Rio Grande do Sul e está direcionado para sair pelo oceano, passando principalmente pelo Sul do Estado. Temos de aguardar a chuva que vai cair hoje à noite e durante a madrugada e provavelmente só vamos ter um cenário mais claro amanhã.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil chama a atenção para a probabilidade de deslizamentos e alagamentos em pontos mais baixos e vulneráveis, com problemas de escoamento das águas, caso a previsão de quantidade significativa de chuva se confirme, e recomenda que a população siga acompanhando as informações diariamente.