A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou um relatório nesta quarta-feira informando sobre a tempestade que ocorreu no fim da tarde de terça, entre as 17h30 e as 18h20, em Joinville. Segundo o relatório, a tempestade típica de verão, acompanhada por ventos fortes, afetou principalmente a zona Sul da cidade, com casos pontuais em outras regiões. Os bairros mais atingidos foram Guanabara, Fátima, Ulisses Guimarães, Adhemar Garcia, Paranaguámirim, Morro do Amaral e Boa Vista.
Continua depois da publicidade
A chuva forte ainda deixou mais de 20 mil casas sem energia elétrica em Joinville. A estação meteorológica da Epagri no Vila Nova registrou vento máximo de 62 km/h.
Foram contabilizados 19 destelhamentos considerados mais graves, e dezenas de destelhamentos parciais. Dois postes desabaram no bairro Fátima, oito foram as quedas de árvores sobre residências e cinco quedas de árvores sobre vias públicas.
Leia mais notícias de Joinville e região no AN.com.br
Continua depois da publicidade
A equipe da Defesa Civil iniciou os trabalhos logo após o temporal, por volta das 18 horas, priorizando o atendimento emergencial nas casas destelhadas, com o fornecimento de lonas plásticas e avaliação de estruturas. As ocorrências relacionadas a queda de árvores foram repassadas à gerência de áreas verdes da Secretaria do Meio Ambiente, para liberação de vias públicas e aos bombeiros para retirada de árvores em terrenos particulares. Diversos pontos apresentaram interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Para esta quarta e quinta-feira, a previsão é de Sol com aumento de nuvens durante a manhã. À tarde e à noite, ocorrem pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) devido ao calor em todas as regiões do Estado. A temperatura ultrapassará os 30ºC na maioria das regiões e o vento Sul a nordeste será fraco a moderado.