A quinta-feira (18) começou chuva intensa em toda Santa Catarina. A Defesa Civil monitora riscos de ocorrência relacionadas ao volume de água. Em algumas cidades, as chances de chuva intensa, com raios, alagamentos e riscos de enxurradas são maiores.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Até às 8h15, nenhuma ocorrência em função das chuvas foi registrada nem alerta para deslizamentos. Porém, ao longo do dia, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a chuva intensa e volumosa, segundo a Defesa Civil.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a recomendação de atenção por conta da possibilidade de chuva de intensidade forte isolada, com descargas elétricas, alagamentos e risco de enxurradas são para os municípios de Abdon Batista, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Campos Novos, Capinzal, Capão Alto, Celso Ramos, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Painel, Piratuba, São Joaquim, São José do Cerrito, Vargem e Zortéa.

Conforme a Defesa Civil, o tempo está associado à uma passagem de frente fria no oceano, que acumulou volumes significativos de chuva em todas as áreas do Estado.

Continua depois da publicidade

> Alerta de chuva volumosa para parte de SC nesta quinta-feira

Em relação às temperaturas, na parte da manhã as máximas são de 13°C no Planalto Sul, e variam 15°C a 19°C no restante do Estado. Por conta da nebulosidade, a temperatura não passa dos 25°C no Oeste, e 20ºC no restante das regiões catarinenses.

Só na Capital, nas últimas 12 horas choveu 31 milímetros na região do norte da cidade até o centro. A Guarda Municipal (GMF) alertou para alguns trechos com acúmulo de chuva na pista em Florianópolis, como na Beira-Mar Norte e próximo à ponte Hercílio Luz. 

O subcomandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Ricardo Pastrana, reforçou a necessidade da atenção no trânsito ao longo do dia. 

Assista

Recomendações

  • Alagamentos: Evitar entrar em contato com a água ou dirigir em locais alagados, evitar transitar por pontes submersas, atenção com crianças próximas a rios e ribeirões.
  • Deslizamentos: Atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximo de residências, atenção ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
  • Defesa Civil: 199
  • Corpo de Bombeiros: 193

Continua depois da publicidade

Leia mais

Governo de SC vai nomear mais 1.500 servidores para Educação

SC tem o menor número de internados em UTI por Covid-19 em um ano

SC tem documento pronto para liberar uso de máscaras ao ar livre