A chuva que caiu nos últimos dias provocou danos em ao menos 31 municípios de Santa Catarina. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil estadual às 10h30min desta segunda-feira, 119 pessoas foram afetadas desde a última sexta-feira. Ao todo, 33 famílias e 76 pessoas seguem desabrigadas. Apesar do volume de ocorrências, não há informações de feridos.

Continua depois da publicidade

O Vale do Itajaí foi a região mais afetada, com 44 ocorrências atendidas pelos Bombeiros nas últimas 12 horas somente em Blumenau. Destas, 30 foram relacionadas a deslizamentos. Na SC-108 (rodovia Guilherme Jensen) houve deslizamento com interrupção parcial do trânsito.

No município de Braço do Trombudo, também no Vale, um deslizamento de terra na marginal da SC-112 provocou o risco de queda de dois postes na rodovia. A Celesc, Defesa Civil e bombeiros monitoram a situação.

Na cidade de Braço do Norte, cerca de 25% da barreira foi danificada após o rompimento da represa na região. A coordenadoria da Defesa Civil Municipal foi ao local fazer o levantamento dos estragos. Já em Ituporanga, no Alto Vale, a queda de sedimentos na SC-350 fez a Polícia Rodoviária Federal (PRF) monitorar o trânsito na região.

Continua depois da publicidade

Outras pequenas ocorrências foram registradas pelo Estado. A maioria relacionadas a alagamentos, deslizamentos de terra, queda de muros, árvores e danos em bueiros e ruas.

O fim de semana foi de preocupação em relação ao nível do rio Itajaí-Açu, em Blumenau, que chegou a 5,80 metros às 14h de domingo. A Defesa Civil ficou em alerta, já que a previsão era de que chegasse a 6,20 metros. As barragens de Taió e Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, foram parcialmente fechadas.

Em Brusque, o nível do rio Itajaí-Mirim chegou a 5,12 metros. Embaixo da Ponte Estaiada, no Centro da cidade, o rio saiu da calha e a Avenida Beira-Rio precisou ser interditada. Até a tarde de domingo, a Defesa Civil tinha atendido seis ocorrências no município, sendo cinco deslizamentos e um alagamento. Uma família foi orientada a deixar a residência até que seja feita uma reavaliação.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias:

Blumenau registra pelo menos 30 casos de deslizamentos

Previsão de mais chuva deixa Defesa Civil em alerta em Blumenau