As temperaturas vão cair em Santa Catarina nos próximos três dias e de forma brusca, de acordo com comunicado emitido pela Defesa Civil do Estado na manhã deste sábado (27). De acordo com o órgão, o frio começa a chegar durante o domingo (28) e já na segunda-feira (29) há previsão de números negativos durante o amanhecer.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Diário Catarinense pelo Telegram
De acordo com os meteorologistas, essa queda repentina nos termômetros ocorre por conta do avanço rápido de uma massa de ar seca e fria de origem polar pelo Sul do Brasil. No Meio-Oeste, na Serra, nos Planaltos, em alguns pontos do Alto Vale e no interior da Grande Florianópolis a previsão é de que a mínima chegue a -5°C.
Já no Extremo Oeste, Oeste, litoral da Grande Florianópolis e Sul, as menores temperaturas oscilam entre 0°C e 5°C. No Médio Vale (região de Blumenau), Norte (Joinville) e Litoral Norte (Itajaí e Balneário Camboriú), a tendência é de que os menores índices fiquem entre 3°C e 8°C.
Ainda conforme a Defesa Civil, durante a terça-feira (30) a massa de ar frio começa a perder força, porém ainda há condição de geada.
Continua depois da publicidade
Previsão do Inmet para outras regiões
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é, ainda, de chuvas intensas para muitas regiões do Rio Grande do Sul e Paraná. Com o passar dos dias, áreas do Sudeste, Centro-Oeste e até o sul da região amazônica também serão afetadas.
Para este sábado, a previsão indica chuvas — que pontualmente podem ser fortes — no Rio Grande do Sul.
No domingo (28), a concentração de chuvas no país deverá ser do norte do Rio Grande do Sul até o Paraná. “Com o avanço da frente fria em direção ao centro-sul do país, a temperatura terá uma queda acentuada no Rio Grande do Sul. No domingo, existe uma pequena chance de neve nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina”, informou o Inmet.
Já na segunda-feira (29), também haverá formação de geada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A massa de ar frio também deve derrubar as temperaturas em Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Mato Grosso, em Rondônia e sul do Acre, além da Região Sudeste até a terça-feira (30).
Continua depois da publicidade
Com informações também da Agência Brasil