A Defesa Civil alerta para o risco de temporais em Santa Catarina ao longo desta terça (27) e quarta-feira (28). A formação de uma frente fria e a chegada de uma massa de ar polar favorece a ocorrência do fenômeno, que pode vir acompanhado de raios, rajadas fortes de vento e granizo.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Todas as regiões podem ser atingidas pelos temporais, com ênfase no Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. Segundo a Epagri, a ventania pode chegar a 80 km/h no decorrer da terça, e se mantém até a manhã de quarta.

A orientação da Defesa Civil é que a população busque abrigo em locais longe de árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados. Além disso, é recomendado ficar longe de janelas e desligar os aparelhos eletrônicos. 

Apesar do risco de tempestade, granizo, ventania e raios, a terça-feira não é marcada pelas baixas temperaturas. O frio, que pode ser um dos piores do Estado em 60 anos, chega na madrugada dessa quarta-feira (28). 

Continua depois da publicidade

> Chuva, neve, geada, frio intenso: mudanças começam aos poucos em SC

O último amanhecer negativo de Santa Catarina foi no domingo (25). Agora a expectativa é para que a temperatura volte a ficar próxima de 0 °C nesta quarta, favorecendo a chance de neve e chuva congelada em áreas como o o Planalto Sul e o Meio Oeste.

Leia também

De temperatura abaixo de zero a neve: a semana “gelada” em Santa Catarina

Frio extremo em SC gera preocupação e cidades preparam apoio a moradores de rua

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram