O prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba, e o coordenador da Defesa Civil da cidade, André Gustavo Wormsbecher, participaram na tarde desta sexta-feira de uma coletiva de imprensa na Câmara de Vereadores para falar sobre a forte chuva que cai desde ontem à noite .

Continua depois da publicidade

A leitura do nível do Rio Itajaí-Açu, às 15h30min, chegou a 5,30 metros, considerado estado de atenção. A previsão é de que até as 21h, ele esteja em 7,5 metros, o que poderia começar a alagar localidades ribeirinhas. A partir desta metragem, uma das comportas da barragem de Ituporanga será fechada.

Apesar do aumento, a Defesa Civil diz que há um trabalho de monitoramento frequente feito pelas equipes de apoio. A preocupação é com as encostas. Famílias que moram ao lado do rio já estão sendo retiradas das casas, por medida de prevenção. Alguns comerciantes do Centro da cidade estariam levantando móveis.

O pedido é para que os moradores evitem de ligar desnecessariamente para o número de emergência 199 e que ajudem, dentro do possível, famílias que podem ser atingidas.

Continua depois da publicidade