Após forte chuva registrada no sábado (30) e previsão de continuidade neste domingo (31) em Palhoça, a Defesa Civil do município emitiu um alerta para possibilidade de deslizamentos de terra entre hoje e amanhã, segunda-feira (1°).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Apesar do risco ser moderado, durante o sábado, houve acúmulo considerável de chuva em um período de 48 horas, segundo a Defesa Civil. Neste domingo, a chuva deve permanecer, com pancadas isoladas que seguem durante toda a segunda-feira. O sol só retorna na terça-feira (2).
Diante do alerta, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do município está monitorando as áreas de risco mapeadas em Palhoça (lista abaixo), junto à Defesa Civil que segue de prontidão para atender às comunidades que eventualmente venham a ser atingidas pelos desastres naturais.
– As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela ocupação em taludes de corte e aterro em encostas declivosas, com registros de movimentação de terreno e rolamentos de blocos. Esta situação associada à precipitação incidente (ou acumulada) e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas – , destacou o Cemaden, em comunicado.
Continua depois da publicidade
Áreas de risco
Os bairros que estão em alerta são Bela Vista, São Sebastião, Pedra Branca, Passa Vinte, Alto Aririú, Barra do Aririú, Guarda do Cubatão, Morro dos Cavalos e Praia de Fora.
De acordo com Júlio Marcelino, da Defesa Civil, os alertas do Cemaden são monitorados via satélite, através de Brasília. Como já há áreas de riscos mapeadas, eles analisam a quantidade de chuva e o que pode ocorrer nesses locais.
Leia também
Leia também:
Motorista de BMW abandona carro após acidente em Florianópolis
Homem forja próprio sequestro em SC para tirar dinheiro da mãe e avó, diz polícia
Serpente mais venenosa do Brasil é encontrada em casa no Vale do Itajaí