A Defesa Civil de Lages, na Serra Catarinense, está em estado de alerta laranja desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (24), devido às condições meteorológicas que preveem fortes chuvas até a quinta-feira (27) desta semana.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
— O ponto de maior preocupação na cidade está no trecho entre a ponte da Avenida Presidente Vargas e a ponte da Rua Frei Gabriel, onde o rio Carahá está chegando no seu limite — explica o Secretário da Defesa Civil, Anildo Tadeu Antunes.
Jovem de SC morre após tombar caminhão na divisa com o Rio Grande do Sul
Já existem equipes preparadas, com um total de 20 técnicos e duas viaturas, para atuação em caso de chamados, num primeiro momento, sendo que qualquer chamado da população deve ser feito através dos telefones: 3019-7477, 3019-7479 ou 99836-1702.
Continua depois da publicidade
Anildo orienta que em caso de necessidade, o município já tem preparado um plano emergencial de abrigos para pessoas que necessitem dessa condição.
— Temos os abrigos do Caça e Tiro, no Ginásio Jones Minosso, na sede Pinheirinho, na Associação Moradores Guarujá, na Associação Moradores Habitação, na Creche Uniplac e no Colégio Mutirão, do bairro Habitação. Todos já estão em alerta e prontos se a população precisar de acolhimento — ressalta.
A Defesa Civil de Lages dispõe de uma estação de medição pluviométrica que fica localizada na ponte do Bairro Caça e Tiro, onde também está a régua de medição do nível do Rio Carahá. De acordo com os relatórios a maior preocupação é com os bairros Ipiranga, Caça e Tiro, Bom Jesus, São Sebastião e São Vicente.
— Felizmente até o momento não temos nenhum chamado de moradores e nem registro aqui na Defesa Civil, mas com a chuva que não cessa, seguiremos de prontidão durante toda essa semana — conclui.
Continua depois da publicidade
Previsão do tempo para os próximos dias
A meteorologista Ana Luiza Dors Wilke, da Defesa Civil de Santa Catarina, fez um resumo das condições do tempo para os próximos dias. Para esta segunda-feira (24), a atuação de uma frente fria deixa o tempo instável em toda a cidade de Lages e região próxima à fronteira com o Rio Grande do Sul. Os temporais podem vir acompanhados de chuva intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, deslizamentos e destelhamentos.
Na terça-feira (25), o tempo inicia encoberto em todas as regiões, com maior probabilidade de chuva em áreas de divisa com o Paraná, devido ao deslocamento da frente fria que se afasta de Santa Catarina. A partir da tarde, a intensificação de uma baixa pressão atmosférica favorece a formação de novas instabilidades pelo Estado, com condições para pancadas de chuva e temporais isolados com chuva pontualmente intensa nestas áreas.
Na quarta-feira (26), devido ao processo de formação de um ciclone entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as instabilidades seguem atuando no Estado e provocando pancadas de chuva e temporais com chuva intensa em todas as regiões, com destaque para as regiões de divisa com o estado gaúcho, onde a chuva deve ser mais intensa. O risco para ocorrências associadas a alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais é moderado a alto.
Veja fotos da forte chuva em Lages
Continua depois da publicidade
Leia mais
São Joaquim vista de cima: frio, vinhos de altitude e paisagens encantadoras
SC terá nova capital nos próximos dias, anuncia governador Jorginho Mello