Em função das chuvas registradas desde o início da madrugada desta segunda-feira, a Defesa Civil de Joinville está em estado de atenção. Áreas com risco de deslizamento e alagamentos estão sendo monitoradas. Até o fim da manhã, nenhuma ocorrência foi registrada.

Continua depois da publicidade

Segundo previsão da Epagri/Ciram, ainda chove em boa parte do dia em Santa Catarina. A chuva é mais persistente e significativa no Litoral e Vale do Itajaí, com acumulados de 30 a 40 mm. No Planalto Sul e Litoral Sul, acumulados de 20 mm. Há a possibilidade de neve nas áreas mais altas do Planalto Sul na madrugada de terça-feira.

O tempo volta a ficar estável no decorrer da terça-feira, com o afastamento da instabilidade para o oceano e ao avanço de uma massa de ar Polar fria e seca ao Sul do Brasil, com risco de formação de geada nas áreas altas do Estado nas madrugadas de terça a quinta-feira.

Recomendações da Defesa Civil em casos de alagamentos e deslizamentos:

Continua depois da publicidade

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à Defesa Civil pelo do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Continua depois da publicidade