De acordo com a Defesa Civil de Joinville, entre as 18:30 desta segunda-feira e a próxima manhã de terça-feira, a presença de áreas de baixa pressão (cavado em níveis médios da atmosfera) e o Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) sobre o norte da Argentina, Paraná e parte de Santa Catarina, mantém a condição de chuva persistente, com volumes médios de 20 a 30mm na maior parte do Meio Oeste e Planalto Norte catarinense.

Continua depois da publicidade

Volumes mais significativos devem ocorrer no Paraná e de forma localizada nas áreas catarinenses. Entre o final da manhã e no período da tarde a condição de chuva diminui em todas as regiões de SC com o afastamento das áreas de baixa pressão para o oceano.

Devido aos volumes de chuvas acumulados nos últimos dias e a previsão de chuva para as próximas horas, há risco de deslizamentos nas Regiões do Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí. (Defesa Civil de Santa Catarina).

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Continua depois da publicidade

Inundações e alagamentos: Deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil: 199 ou 193.