Com base em boletim do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Ciram/Epagri), a Defesa Civil de Joinville alerta para a ocorrência de forte chuva com altos volumes e temporal na sexta-feira e final de semana.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Joinville e região no AN.com.br

Essa condição estará associada à formação de um ciclone no Sul do Brasil. Na quinta-feira, a previsão é de pancadas de chuva a partir da tarde na região Norte. Na sexta-feira, a chuva será de moderada a forte em todas as regiões com alto volume de chuva, podendo superar 100 milímetros nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e na Grande Florianópolis. Há também risco de temporal com ventania.

No sábado, chuvas mais fortes devem atingir o litoral e Vale do Itajaí, com acumulados de 30 a 50 milímetros na madrugada e início da manhã. No decorrer do dia, a instabilidade e condições de chuva diminuem em todo Estado.

Continua depois da publicidade

Perigo no mar

A previsão da Defesa Civil também faz alerta para a ocorrência de rajadas de vento de 70 a 100 Km no litoral de SC e mar muito agitado, com picos de onda de 3 a 4 metros. Há condições de ressaca, desaconselhável à navegação de pequenas e médias embarcações.

Além do vento forte e ressaca há previsão de alagamentos na região costeira de Santa Catarina, entre sexta-feira e domingo, devido também à influência da chamada maré viva. No litoral Norte, a maré mais alta é de 1,6 metro na tarde de quinta-feira. Na tarde de sexta e sábado a maré mais alta no litoral Norte é de 1,5 metro.

Recomendações da Defesa Civil SC

Orientações:

– Proteja-se em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Continua depois da publicidade

– Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas em seus joelhos.

– Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio.

– Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se que o banheiro é o melhor local durante uma tempestade.