A Defesa Civil de Joinville divulga comunicado da Epagri/Ciram com alerta para risco de chuvas fortes nesta quinta e sexta-feira (dias 8 e 9).

Continua depois da publicidade

Na quinta-feira, há condição para chuva moderada a forte no Estado. A condição de chuva é prevista principalmente nas regiões que fazem divisa com o Paraná, onde o volume de chuva pode chegar a 100 mm. Nas demais regiões, o volume deve ser menor, chegando a 30 mm.

Há também condição para ocorrência de raios, rajadas de ventos fortes e queda de granizo em Santa Catarina à medida que a chuva avança. A ocorrência destes fenômenos se deve à atuação de dois sistemas meteorológicos – um cavado (região de convergência de ventos) e corrente de jato -, associados à forte instabilidade atmosférica sobre o Estado.

Confira mais notícias sobre Joinville e região.

Na sexta-feira, o dia inicia com variação de nuvens, mas a chuva volta a todas as regiões no período da tarde. A chuva prevista é mais abrangente e com maior volume nas regiões mais próximas ao Paraná, sendo de forma mais isolada nas demais regiões. Continua o risco de descargas elétricas e queda de granizo no Estado.

Continua depois da publicidade

Os indicativos são de que a chuva persista também no sábado, mais forte na madrugada e manhã, mais uma vez trazendo maior volume de chuva para o Norte do Estado.

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo:

  • Proteja-se em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e objetos que possam ser arremessados.
  • Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.
  • Se estiver na praia, jamais fique na água.
  • Não olhe para o raio.
  • Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se: o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Alagamentos:

  • Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados.
  • Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Telefones:

  • 199 – Defesa Civil.
  • 193 – Corpo de Bombeiros.