A Defesa Civil de Joinville está em alerta por causa das chuvas constantes dos últimos dias do mês de maio, que já resultaram em um acumulado de 90 milímetros nas últimas 72 horas. Como a previsão do tempo indica a continuidade das chuvas nesta terça-feira (30) e quarta-feira (31), a Defesa Civil pede atenção aos moradores em áreas de riscos ou encostas. Os moradores devem ficar atentos a sinais como inclinação de árvores, postes, trincas e rachaduras em muros ou qualquer movimentação de terra.

Continua depois da publicidade

Os telefones de emergência são o 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).Em caráter preventivo, equipes da Defesa Civil também estão monitorando os principais rios que cortam vários bairros da cidade. A área de maior preocupação é na região do rio Águas Vermelhas, no bairro Morro do Meio.

Previsão do tempo

Para terça-feira (30), o acumulado previsto para o litoral norte, segundo comunicado da Epagri/Ciram, deverá ficar em 30 mm.

Na quarta-feira (31), a previsão indica o acumulado entre 60 e 80 mm. Caso as previsões se confirmem há risco de alagamentos, enxurradas, vendaval e deslizamentos de terra.

Continua depois da publicidade

Recomendações da Defesa Civil:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.