A Defesa Civil de Itajaí informou que, nas últimas 24 horas, o acumulado da chuva chegou a 45 milímetros. A situação mais crítica por enquanto é na região do Ribeirão da Murta, que está em estado de alerta e os moradores já foram avisados por SMS.

Continua depois da publicidade

Outros cinco pontos da cidade estão em situação de atenção: Ribeirão da Canhanduba; curso antigo do Itajaí-mirim próximo ao Itamirim; canal retificado do Itajaí-mirim, próximo à ETA São Roque; canal retificado próximo à Vitalmar e Itajaí-açu próximo ao Cepsul.

A Defesa Civil de Itajaí está monitorando o nível dos rios em Blumenau e em Brusque, que permanece normal. Até domingo, a previsão é de tempo instável com muita chuva em Santa Catarina, moderada a forte e persistente com acumulados de 200 a 250 mm em média nas próximas 72 horas, devido à formação e deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil.

Especialmente da região Oeste ao Sul e no Norte do Estado podem ocorrer pontuais de 300 a 350 mm, o dobro do esperado o mês inteiro, com chance de quebra de recorde de 24h e mensal. Há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de encostas.

Continua depois da publicidade