Vários pontos de Florianópolis ficam em alerta quando chuvas fortes se aproximam da cidade, devido ao risco de deslizamentos de terra. Mas agora a Defesa Civil terá um canal direto com a população para avisar quando é preciso tomar cuidado. Tudo pelo celular.

Continua depois da publicidade

Isso porque um cadastramento foi aberto nesta segunda-feira para quem quiser receber as atualizações por mensagens de texto como parte de um projeto piloto. É necessário enviar um e-mail para o endereço defesacivilflorianopolis199@gmail.com e confirmar qual o número de celular será usado. A previsão da Defesa Civil é que o serviço esteja em funcionamento a partir de outubro.

A ideia é uma expansão de um projeto que abrangia apenas moradores do Morro da Mariquinha, no Maciço do Morro da Cruz. Nele, os líderes comunitários eram avisados sobre possíveis deslizamentos de terra. Com o resultado positivo, a Defesa Civil do município começou a cadastrar os líderes de outras comunidades de Florianópolis. Foi montado um grupo no whatsapp para repasse dessas informações.

Aplicativo estadual em desenvolvimento

Um aplicativo que comporta informações sobre todo o Estado também está sendo desenvolvido. De acordo com a Defesa Civil Estadual, ele deve estar disponível para download até outubro deste ano, com informações de todos os municípios de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

O planejamento é que um mapeamento mais detalhado seja desenvolvido e que seja possível passar alertas sobre desastres de maneira ainda mais centralizada como por bairros.