A Defesa Civil de Florianópolis emitiu um alerta para formação de um ciclone extratropical entre a noite de sexta-feira (26) e a manhã de domingo (28). O fenômeno meteorológico deve se intensificar na costa sul do Brasil, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Esses sistemas podem ocasionar ventos fortes e condições adversas de mar, dependendo de sua intensidade ou proximidade da costa. Até o momento, conforme a previsão de localização e intensidade do ciclone, durante o final de semana podem ocorrer ventos fortes, com rajadas de 60 km/h a 80 km/h no litoral e no planalto sul catarinense.
No mar, em áreas mais afastadas da costa, as rajadas podem chegar a 100 km/h. O ciclone também favorece a condição de mar agitado e risco de ressaca no final de semana, especialmente no Litoral Sul.
A equipe de meteorologia da Epagri/Ciram informa que segue monitorando a localização e intensidade deste ciclone nos próximos dias, atualizando a previsão.
Continua depois da publicidade
Puchalski: entenda se poderemos ter ou não um ciclone com forte intensidade
Ciclones extratropicais
Os ciclones extratropicais são sistemas atmosféricos comuns no litoral sul do Brasil, apresentando maior frequência entre o final de outono e o início da primavera.
Conforme registros obtidos nas estações meteorológicas monitoradas na Epagri/Ciram, os ciclones extratropicais mais intensos é que podem resultar em rajadas de 80 km/h a 100 km/h.