O forte temporal que atingiu Blumenau nesta quinta-feira causou inúmeros estragos e afetou dezenas de famílias. A Defesa Civil divulgou que foram atendidas 91 ocorrências desde as 18h de ontem.
Continua depois da publicidade
O órgão foi acionado para vários problemas, como queda de muro, casas danificadas e 34 chamadas envolvendo deslizamentos. Cinco são consideradas mais graves pela Defesa Civil, mas as demais também preocupam e trouxeram algum dano, tanto para áreas públicas como privadas.
O número não leva em consideração os dados do Corpo de Bombeiros, que registrou ao menos 40 casos de queda de árvores e pessoas presas em áreas alagadas. O diretor de Defesa do Cidadão de Blumenau, Carlos Olímpio Menestrina afirma que terão que fazer um cruzamento com as ocorrências atendidas pelos bombeiros, com isso fazer uma avaliação mais criteriosa dos estragos.
A região Norte da cidade é considerada a mais prejudicada, com inúmeras ocorrências nos bairros Badenfurt, Salto do Norte, Itoupava Central e Itoupavazinha. De acordo com a Defesa Civil, choveu no município uma média de 65 milímetros. A região da Itoupavazinha registrou 99,4 milímetros em uma hora.
– É uma grande preocupação essa quantidade de chuvas, por isso houve esses grandes alagamentos, e juntamente com isso outras ocorrências que acabamos atendendo ontem – diz Menestrina.
Continua depois da publicidade
Uma ocorrência de deslizamento de terra e um colapso de estrutura forçaram a retirada de duas famílias de casa na região da Velha. Elas foram orientadas por questão de segurança sair dos locais e foram abrigadas em casa de amigos e familiares. Na manhã desta sexta-feira, por meio da Secretaria de Assistência Social as famílias serão procuradas para receber apoio, para que elas se mantenham em lugar seguro, aponta Menestrina.
Segundo a Defesa Civil o solo está saturado, mesmo sem chuva pode ocorrer movimentação de massa, por isso, é necessária muita a cautela e atenção. A previsão é que nesta sexta e no sábado tenha mais chuvas, algo que levanta uma grande preocupação com relação aos deslizamentos de terra.
– Todas as providências cautelares e preventivas do poder público e privado devem ser tomadas, para evitar prejuízo ao patrimônio e as pessoas – aponta Menestrina.
Nessa sexta-feira, uma varredura deve ser refeita nas regiões mais afetadas para reforçar a limpeza. A recomendação para os moradores é reunir todos os materiais para descarte na frente de casa e um caminhão fará a coleta.
Continua depois da publicidade
Em uma reunião na manhã desta sexta-feira, no gabinete do prefeito, com a presença de dez secretarias operacionais, será feita uma avaliação dos estragos causados pela chuva. Segundo o diretor de Defesa do Cidadão de Blumenau, Carlos Olímpio Menestrina a partir deste encontro serão definidas as ações a serem tomadas pelo município. A Defesa Civil segue de plantão pelo telefone 199.
Chuva deixa 53 mil unidades sem luz em Blumenau e outras sete cidades da região