Com alerta da Defesa Civil para risco de ressaca e alagamentos no litoral da tarde de sábado a segunda, o programa Condomínio Legal tratou do problema neste sábado durante o Notícia na Manhã. A prefeitura da Capital na semana passada decretou situação de emergência para agilizar reparos emergenciais de equipamentos públicos, como postes, em praias já atingidas pelo avanço do mar. O diretor da Defesa Civil da Capital Luiz Eduardo Machado estima que só para limpar os escombros nas praias provocadas pela maré alta a prefeitura precisa investir R$ 600 mil no mínimo.

Continua depois da publicidade

Até agora os maiores estragos foram identificados nos Ingleses, Canasvieiras, Praia Brava, Matadeiro e Caldeira do Morro das Pedras.

Publicado no Diário Oficial do município na última quinta-feira, o decreto é válido por 180 dias e, além de solicitar recursos ao governo federal para recuperar as áreas atingidas, autoriza o poder público a adentar nas faixas de áreas classificadas como Áreas de Preservação Permanentes (APPs) para fazer reparos emergenciais.

Debateram o assunto com Renato Igor o diretor da Defesa Civil da Capital, a geógrafa Janete Abreu e o geólogo João Gree.

Ouça o programa na íntegra:

Continua depois da publicidade