Pelo menos duas mil unidades (residências ou estabelecimentos comerciais e industriais) continuam sem energia elétrica na manhã desta quarta-feira em Joinville, no Norte do Estado.
Continua depois da publicidade
Confira outras notícias de Joinville e região no AN.com.br
Segundo a Celesc, o forte temporal que caiu na noite desta terça-feira deixou mais de 60 mil unidades sem luz.
Duas equipes da Celesc e outras reunindo bombeiros e técnicos da Defesa Civil de Joinville trabalharam durante toda a noite para retirar galhos e árvores inteiras que caíram sobre a rede elétrica.
Na manhã desta quarta-feira, muitas árvores ainda estavam caídas sobre calçadas e ruas da cidade. Na rua Concórdia, bairro Anita Garibaldi, bombeiros retiraram nesta manhã uma árvore que chegou a ser arrancada pela raíz.
Continua depois da publicidade
Joinville e região têm estragos após chuva, vento e granizo
O temporal que caiu na noite de terça durou cerca de dez minutos e causou uma série de estragos em praticamente todas as regiões da cidade.
Na rua São Miguel, no bairro Boa Vista, um telhado foi arrancado inteiro pelo vento e arremessado por cerca de 70 metros, danificando outras residências.
Defesa Civil
Segundo o relatório parcial da Defesa Civil de Joinville, cerca de 250 casas foram danificadas em todas as regiões da cidade por causa do temporal. Além dos destelhamentos, também há árvores e galhos caídos sobre as residências.
– Vamos trabalhar o dia todo fazendo o levantamento dos estragos e ajudando no que for preciso a população – disse o coordenador Márnio Luiz Pereira, no começo da manhã desta quarta.
Continua depois da publicidade
Estragos nas escolas
A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville avalia os prejuízos nas escolas estaduais. Até a manhã desta quarta-feira, foram identificados danos na EEB Gertrudes Benta Costa, EEB João Colin, EEB Marli Maria e EEB Paulo Medeiros e queda do muro no Presídio Regional de Joinville. A ADR inicia a manutenção dos espaços de ensino a partir desta semana.
No colégio Marli Maria teve destelhamento. No Gertrudes, queda de 50 metros de muro. No João Colin caiu tapumes de 20 metros e o bicicletário de 36 metros. As equipes estão nas outras unidades para avaliação.
Para reforma do muro do presídio será preciso elaborar orçamento e projeto de reconstrução emergencial. O Presídio de Joinville recebeu agentes de outras unidades para reforçar a segurança até reconstruir o muro.
As vistorias foram realizadas pelos engenheiros da ADR em parceria com a Defesa Civil do Estado.
Estação da Memória fechada
A chuvarada também causou estragos no telhado do complexo Estação da Memória, formado pelo Museu da Bicicleta e a antiga Estação Ferroviária. Os dois locais não estão abertos ao público. A Prefeitura de Joinville, por meio da Fundação Cultural, providenciou o conserto do telhado. A estrutura voltará ao atendimento normal assim que as obras forem finalizadas.
Continua depois da publicidade
A Estação da Memória fica na rua Bento Ribeiro, s/n, bairro Anita Garibaldi. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas.