Ondas de até três metros e meio, ventos que chegam a 70 km/h e ressaca. Esse é o cenário previsto para o litoral catarinense pelo menos até segunda-feira. A Defesa Civil emitiu alerta e destacou os riscos para navegação, principalmente para pequenas e médicas embarcações, e atividade de pesca.

Continua depois da publicidade

Segundo a Epagri/Ciram o vento de sudoeste a sul deve ser persistente, de moderado a forte, com rajadas de 60 a 70 km/h entre domingo e segunda-feira. Já o mar deve ficar agitado, com ondas entre dois metros e dois metros e meio próximo à costa. Podem ter picos de até três metros e meio, mas em áreas mais afastadas. Há ainda risco de ressaca neste período.

— A previsão é que entre o final da manhã e a tarde do domingo tenhamos gradativa entrada de uma forte ondulação Sul/Sudeste — diz o meteorologista Leandro Puchalski.

Dentro desse período muita atenção com o mar. A previsão é que entre o final da manhã e a tarde do domingo tenhamos gradativa entrada de uma forte ondulação Sul/Sudeste. Ela deverá trazer ondas de 2,5 a 3 metros na costa.

Período mais propício em todo o Litoral é o final do domingo até boa parte da semana que vem, pelos menos até quinta.

Continua depois da publicidade

O meteorologista Len

Confira as orientações da Defesa Civil:

Mar agitado: risco para navegação e atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.