A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de temporal entre sábado (14) e domingo (15) para mais da metade do Estado. Conforme o comunicado, há possibilidade de chuva intensa, acompanhada de raios e rajadas de vento. Não é descartada a ocorrência de granizo.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os temporais previstos para esse fim de semana ocorrem por causa da calor forte e da umidade. O risco maior é para as regiões em laranja do mapa abaixo, como Litoral Norte, Litoral Sul, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, desde o Alto Vale até a Foz.

As máximas registradas neste sábado variaram entre 26 °C e 32 °C na Grande Florianópolis, Médio Vale e Litoral Norte. Nas demais regiões, entre 28 °C e 31 °C durante a tarde, segundo a Defesa Civil de SC. Pouco antes das 15h, já havia registro de pancadas de chuva no Grande Oeste e Litoral Sul.

Na última madrugada, a cidade de Petrolândia foi atingida pelas chuvas, que alagou ruas e invadiu casas e comércios. A prefeitura decretou situação de emergência pela segunda vez em um mês. Já em Sangão, a Defesa Civil confirmou a passagem de tornado na sexta-feira (13), com ventos de até 100 km/h.

Continua depois da publicidade

(Foto: Defesa Civil de SC)

A Defesa Civil orienta que as pessoas fiquem longe de árvores, placas, postes ou outros objetos que possam ser arremessados com a força do vento. Quem estiver em local abrigado, fique longe de janelas e desligue aparelhos eletrônicos da tomada.

O banheiro de alvenaria é considerado o local mais seguro. Na praia, a orientação é não ficar no mar.

Em caso de inundações, a recomendação é não dirigir em locais alagados, evitar passar pontes e pontilhões submersos e cuidar com as crianças perto de rios e ribeirões.

Os bombeiros podem ser acionados em caso de emergência pelo telefone 193 ou defesa civil, no 199.

Qual é a diferença entre enchente, inundação e enxurrada? 

Leia mais

Tornado é confirmado em Sangão, cidade no Sul de Santa Catarina

Continua depois da publicidade

Petrolândia decreta situação de emergência pela 2ª vez em um mês por estragos de chuvas