Após um sábado de sol forte e friozinho em praticamente todo o Estado, o domingo começou com chuva em muitas regiões de Santa Catarina. Áreas de instabilidade se intensificaram no Paraná e chegaram a SC ainda durante a madrugada. Até o início da manhã, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte registraram volumes de até 32 mm. A chuva deve continuar durante o domingo e a segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Maiores acumulados de chuva das últimas 24 horas em SC:

São José do Cedro – 32 mm

Dionísio Cerqueira – 31 mm

Continua depois da publicidade

Itapiranga – 29 mm

Campo Erê – 27 mm

São Domingos – 18 mm

Já as temperaturas não devem sofrer grandes modificações até segunda-feira, mesmo nas localidades onde houver chuva intensa durante o fim de semana.

A Defesa Civil mantém alerta para temporais, raios e e granizo neste domingo de Dia das Mães. A virada no tempo é prevista para o Oeste e para municípios mais próximos à fronteira com o PR, no Norte (Planalto e litoral), entre a manhã e a tarde.

No decorrer de segunda-feira, a chuva persiste no lLitoral, moderada a forte por alguns momentos, sobretudo no Litoral Sul e Grande Florianópolis, devido ao sistema de baixa pressão no oceano. Nesses dias os pontuais mais intensos variam de 50 a 70 mm. A chuva persiste, com menos intensidade, em parte da terça-feira no litoral.

Continua depois da publicidade

Dicas de segurança contra fenômenos naturais

A Defesa Civil de SC recomenda aos habitantes que, em caso de tempestades, permaneçam em locais seguros e não transitem em espaços abertos, próximos a árvores, outdoors ou outros objetos que possam ser arremessados com o vento.

Se houver granizo, também é recomendado se abrigar em locais com boas coberturas e fechar janelas e portas. Os telefones para emergências são o 193 (Defesa Civil) e o 199 (Corpo de Bombeiros).