A previsão do tempo não para esta sexta-feira e fim de semana é pouco animadora para os catarinenses. A Defesa Civil alerta para riscos de temporais com fortes rajadas de vento, raios e até queda de granizo em todas as regiões do Estado nesta sexta-feira. Para o fim de semana, o risco de ressaca e alagamentos preocupa no Litoral de Santa Catarina. O que deve piorar a situação nas orlas de algumas praias e da SC-406, no Morro das Pedras, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Segundo a Epagri/Ciram, as rajadas de vento podem chegar a 60 km/h, começando pelo Oeste e Sul de SC. Pode chover bastante principalmente do Oeste ao Sul e no Planalto Norte. Em alguns locais pode chegar a 60 milímetros de chuva.
Já no sábado estão previstas ondas de altura de até dois metros, vindas de Nordeste e Sudeste. No domingo, podem passar os dois metros e meio. Há risco de inundações nas áreas mais baixas da costa catarinense. Diante deste cenário, meteorologistas alertam para agravamento da erosão costeira em SC.
O meteorologista da NSC Comunicação, Leandro Puchalski explica que no fim de semana terá predomínio de nuvens, mas com algumas aberturas de sol:
— Durante as tardes elas estarão bem amenas não passando muito dos 19 a 21°C boa parte das cidades. No Oeste, elas sobem um pouco mais.
Continua depois da publicidade
Confira os horários mais críticos da maré neste fim de semana:
Cuidados diante desse fenômenos
A Defesa Civil alerta para cuidados importantes:
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.
Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.
Ressaca e Alagamentos Costeiros: proteger embarcações e apetrechos de pesca. Atenção para edificações, infraestruturas, vias e áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.
Continua depois da publicidade
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
Previsão do tempo, segundo Epagri/Ciram:
Sexta-feira:
Tempo: aumento de nuvens e chuva a partir da manhã no Oeste e Sul, divisa com o RS. No decorrer da tarde e noite, a chuva se estende às demais regiões. Risco de temporais localizados com ventos fortes e granizo.
Temperatura: alta com sensação de ar abafado, diminuindo no fim do dia.
Vento: noroeste e sul, fraco a moderado com rajadas.
Sábado:
Tempo: chuva em parte da manhã em SC, melhorando no decorrer do dia do Oeste ao Sul e Grande Florianópolis. No Oeste e Meio Oeste voltam a ocorrer pancadas de chuva e temporais localizados com granizo no decorrer da tarde e noite.
Temperatura: amena, com pouca variação devido à nebulosidade.
Vento: sudeste a nordeste no Oeste e Meio Oeste e de sul a sudeste nas demais regiões, moderado com rajadas.
Continua depois da publicidade
Domingo:
Tempo: instável com condição de chuva no Estado, devido a formação de um sistema de baixa pressão na costa de SC. Risco de temporais localizados com chuva forte especialmente no Litoral.
Temperatura: amena devido a cobertura de nebulosidade.
Vento: nordeste a noroeste, com variação para sul do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado com rajadas fortes no Litoral.