A chuva persistente combinada com a maré alta podem causar alagamentos durante o fim de semana em Joinville, informa alerta da Defesa Civil emitido nesta sexta-feira (12). Segundo o órgão, a condição se mantém até o domingo (14).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
De acordo com o alerta, a chuva intensa pode ocorrer de forma acumulada em pouco espaço de tempo. Os volumes previstos variam entre 50 e 70 mm. Se essa quantidade cair de forma acumulada, aumenta o risco para ocorrências como alagamentos, inundações, enxurradas pontuais e deslizamentos.
FOTOS: Cães de raça resgatados em Joinville têm 2 mil interessados; veja quantos foram adotados
A Defesa Civil de Joinville monitora também os picos de maré no período, já que pela atuação de fortes ventos em alto mar, há condição de elevação nos níveis. Os horários de picos da maré são para:
Continua depois da publicidade
- Sexta-feira (12), às 18h50 com 1.8 metros
- Sábado (13), às 1h50 e às 19h30 com 1.6m metros
- Domingo (14), às 2h30 com 1.6 metros.
A previsão é de que o tempo siga chuvoso pelo menos até a próxima terça-feira (16), quando uma frente fria avança pelo Sul do Brasil provocando chuva em todas as regiões catarinenses.
Ruas alagadas em Joinville
Em fevereiro, a chuva intensa já havia causado alagamentos na cidade. Veja como ficaram as ruas:
Continua depois da publicidade
Orientações da Defesa Civil
A orientação é que, em caso de chuva volumosa, a população evite trafegar por áreas alagadas, principalmente em pontes submersas e pontilhões. É preciso evitar o contato com as águas e deve-se ter cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Outra orientação é ficar atento ao risco de ser atingido por objetos, como placas e árvores que podem ser arremessados com a força do vento. Por isso, em caso de temporal, deve-se sempre buscar um local seguro para se abrigar.
Para receber os alertas em tempo real, basta enviar o número do CEP da sua residência por mensagem de texto (SMS) para o número 40199. O serviço é gratuito e operado pela Defesa Civil estadual.
Situações de emergência podem ser comunicadas para a Defesa Civil pelo número 199 e aos Bombeiros Voluntários no 193.
Continua depois da publicidade
Leia também
Com salários de até R$ 14,7 mil, cidade mais antiga de SC abre concurso público
VÍDEO: Secretária de Saúde de Joinville compara filas em hospitais com ida à praia
Após morte de criança por dengue e inspeção surpresa, PA de Barra Velha pode fechar; entenda