A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para risco de alagamentos em toda a costa do Estado. De acordo com o órgão, o fenômeno está associado a maré astronômica (fase nova da lua). A previsão é de mar agitado com ondas de direção variando de sudeste a sudoeste e picos de até 3 metros de altura próximo ao litoral. O aviso começou a valer as 11h da manhã desta sexta-feira (02) e vai até as 18h de domingo (04). Pequenas e médias embarcações não devem entrar no mar neste período.
Continua depois da publicidade
A Epagri/Ciram estima vento intenso e persistente, com rajadas de 60 a 80 km/h e avisa que locais próximos a desembocaduras de rios são mais suscetíveis a problemas.
Na Capital, alerta-se para a Rodovia Diomício Freitas, o Centro de Eventos – CentroSul e praias do Sul da Ilha. A previsão é que nesta sexta-feira (02) o pico ocorra em torno das 15h40min. Em Balneário Camboriú, a atenção deve ser na Avenida Atlântica, com cume às 15h.
Outros locais como Barra Velha devem estar vigilantes às 15h40min. Já no Sul do Estado, as ondas mais altas acontecem às 16h17min em Imbituba e a partir das 17h em Balneário Rincão e Passo de Torres. Também existe chance de transtornos em Araranguá, Laguna, Itajaí e Joinville.
Cuidados
A recomendação da Defesa Civil é que em caso de alagamentos as pessoas evitem o contato com as águas e também dirigir nestes pontos. Além disso o órgão também alerta que o público deve evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e se mantenha atento às crianças próximas de rios e ribeirões. Já em caso de ressaca, orienta-se atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras, os pescadores devem proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura.
Continua depois da publicidade