A permanência de instabilidades provoca risco para deslizamentos e inundações em áreas do Litoral e Extremo Sul catarinense, nesta terça-feira (18). Conforme aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina, são esperados entre 50 mm e 70 mm para o Litoral Sul, com deslizamentos e inundações previstos principalmente nos municípios de divisa com o estado do Rio Grande do Sul, que já possuem áreas atingidas pelas chuvas do fim de semana.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os deslizamentos podem acontecer mesmo em períodos sem a presença de chuva, devido à saturação de água no solo e a diminuição dos níveis, que podem causar movimentações tardias, segundo a Defesa Civil.

Risco para ocorrências relacionadas à movimentação de solo e inundação entre segunda e terça-feira (Foto: Defesa Civil de Santa Catarina, Divulgação)

Ao longo do dia, a chuva começa a recuar para o estado gaúcho, diminuindo a condição para chuva em Santa Catarina. As temperaturas no amanhecer ficam entre 14ºC e 19°C no litoral e oscilam entre 10ºC e 16°C pelo Estado. À tarde, as máximas variam entre 16ºC e 20°C no Planalto Sul e marcam entre 21ºC e 35°C nas demais regiões.

Continua depois da publicidade

O vento sopra fraco a moderado de norte/noroeste no interior do Estado e de direções variadas no litoral e nas proximidades, com rajadas moderadas nos pontos mais altos de Santa Catarina.

Até o início da manhã de segunda-feira (17), foram registrados 363 mm de chuva em Praia Grande; 237 mm em Balneário Gaivota; e 234 mm em Sombrio.

Instabilidades continuam trazendo chuva a SC


Chuvas intensas no Litoral Sul durante o fim de semana

Segundo a equipe de monitoramento da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), a atuação de uma frente fria com umidade vinda do oceano trouxe volumes de chuva expressivos neste fim de semana, em áreas do Litoral Sul e extremo sul. 

Continua depois da publicidade

Os altos volumes de chuva causaram elevação nas bacias hidrográficas dos rios Mampituba e Araranguá, na região do Litoral Sul catarinense, onde ao longo do domingo (16), foram registrados alagamentos e extravasamento de riachos e ribeirões. Nos municípios de Praia Grande e São João do Sul, o rio Canoas subiu, causando inundações nas regiões ribeirinhas desses municípios.

Em São João do Sul,  são 16 desalojados e 12 vias foram interditadas até o momento. No município de Praia Grande, apesar de não haver desalojados, 20 casas foram atingidas e quatro comunidades estão isoladas. 

Também foram registradas ocorrências como alagamentos e inundações em Araranguá e Sombrio. Muitas casas ficaram alagadas e ocorreram deslizamentos de encostas e vias interditadas, o que isolou algumas comunidades.

Veja as temperaturas por região nesta terça

  • Extremo Oeste: 14.8°C a 26.5°C
  • Oeste: 13.3°C a 25.3°C
  • Meio-Oeste: 12.2°C a 24.9°C
  • Planalto Sul: 11.2°C a 23.2°C
  • Litoral Sul: 13.9°C a 28°C
  • Vale do Itajaí: 12.8°C a 26.8°C
  • Grande Florianópolis Serrana: 13.2°C a 25.1°C
  • Grande Florianópolis Litorânea: 14.1°C a 26.1°C
  • Planalto Norte: 11.9°C a 26.3°C
  • Litoral Norte: 15.2°C a 27.6°C

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Frente fria avança para SC e deixa semana com tempo instável e possibilidade de chuva

Cidade de SC registra 110 milímetros de chuva em 12 horas e fica em alerta máximo

FOTOS: Nevoeiro toma conta de Florianópolis e Ponte Hercílio Luz “desaparece”