Joinville se prepara para enfrentar a primeira semana de temperaturas realmente baixas desde o início do inverno no hemisfério sul. De acordo com os avisos da Defesa Civil de Santa Catarina, depois de atingir a máxima de 27°C, a sensação térmica começa a baixar no período da tarde de sexta-feira (28). No sábado, a mínima prevista para a cidade é de 6°C.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
A frente fria avança durante a madrugada de sábado e deve provocar declínio das temperaturas em toda a região. De acordo com Felipe Teodorovitz, meteorologista chefe da Defesa Civil do Estado, acontecerá um fenômeno conhecido como “mínimas invertidas”.
Em entrevista à rádio CBN Joinville na manhã desta sexta-feira, Felipe explicou que esse fenômeno ocorre quando as temperaturas mais altas são registradas logo pela manhã, e ao longo do dia despencam até chegar à mínima no período da noite.
Confira fotos e previsão do frio em SC
O meteorologista também detalha o cenário de temperaturas negativas na região do Meio-Oeste e na Serra Catarinense.
Continua depois da publicidade
— Toda a região ali do meio-oeste, região de Fraiburgo, Caçador e a região da Serra de Lages, indo em direção ao nosso Planalto Serrano em Urubici e Urupema, a gente deve ter temperaturas negativas de maneira bastante generalizada. E aí chegando ali na região de Urupema e Urubici, podendo chegar aos -5 °C e de forma localizada até os menos 7 °C na manhã do domingo, que deve ser o dia mais frio nessas regiões — explica o meteorologista.
Cuidados necessários
O frio intenso deixa um alerta para o cuidado com a saúde da população, principalmente para o agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia, pelas quais qualquer as pessoas podem ser afetadas.
Deve-se redobrar a atenção para aquelas mais vulneráveis como idosos, crianças, enfermos e pessoas em situação de rua. Quem tem animais domésticos também precisa ter um cuidado maior.
A prefeitura de Joinville informou na manhã desta sexta-feira (28) que os serviços municipais estão em alerta para o frio intenso previsto para os próximos dias.
Continua depois da publicidade
Confira a entrevista completa do chefe de meteorologia da Defesa Civil:
Leia também:
Bicampeão da Champions League, novo reforço do JEC Futsal estará no Centreventos neste sábado
Caixão é encontrado jogado do lado de fora de cemitério em cidade de SC
Cartilha que previne 39 tipos de golpe é apresentada a idosos em Joinville