A Defesa Civil de Joinville, com base nas previsões da Epagri/Ciram, alerta para a possibilidade de novos alagamentos em Joinville, nesta sexta-feira (5), ocasionados pela alta da maré. Está previsto um pico de maré de 1,9 metro para às 18h15.

Continua depois da publicidade

O risco de alagamentos está associado à maré astronômica (fase nova da lua) e à maré meteorológica (ciclone extratropical próximo a costa do Rio Grande do Sul e anticiclone no continente). As ondas podem atingir alturas de 2,5 a 3 m, com mar muito agitado.

Os eventos meteorológicos ocasionam um empilhamento de ondas, pela ação do vento, que, somados à maré astronômica, geram uma sobrelevação no nível do mar. Sem previsão de chuva, os alagamentos devem durar pouco tempo e atingir pontos mais baixos da cidade, próximos a rios.

O evento previsto é uma repetição do acontecido no fim da tarde de ontem (4), às 17h45, quando foi registrado um pico de 1,90 metro da maré, que causou alagamentos nos bairros Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Fátima, Guanabara, Morro do Amaral e Vila Cubatão (Vigoreli).

No fim de semana, dois picos de maré chamam a atenção. No sábado, às 19h, com 1,8 metro, e no domingo, às 19h44, com 1,7 metro.

Continua depois da publicidade

Recomendações da Defesa Civil

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas. Ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Leia mais notícias de Joinville e região.