A Defesa Civil, com base na previsão meteorológica da Epagri/Ciram, alerta para a ocorrência de pancadas fortes de chuva no decorrer desta quinta-feira em Joinville. Há possibilidade de temporal e de granizo em áreas isoladas da região Norte de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Na noite de quarta-feira, a chuva intensa causou estragos na cidade. A torrente foi registrada entre às 20h e 22h, com acúmulo de 90 milímetros de chuva no período – volume que representa o período de 15 dias de precipitação para o mês de abril. O temporal resultou em prejuízos para prédios públicos, moradores e comerciantes.
De acordo com a Defesa Civil houve 34 ocorrências registradas por causa da enxurrada, com informação de que três árvores cederam em vias públicas, além de três quedas de muros em propriedades particulares e um deslizamento de terra. Nenhuma casa foi afetada.
Recomendações
Na ocorrência nesse tipo de evento, a Defesa Civil recomenda que as pessoas protejam-se em locais abrigados, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.
Continua depois da publicidade
Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.
Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.
Evitar também contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
Continua depois da publicidade