A Defesa Civil de Joinville, com base no boletim meteorológico da Gerência de Monitoramento e Alerta da Secretaria de Prevenção da Defesa Civil do Estado, emitiu nesta quinta-feira, 24 de setembro, um alerta de temporal e chuvas elevadas para os próximos dias.

Continua depois da publicidade

O aviso meteorológico prevê ainda a influência da maré alta no rio Cachoeira, a partir desta quinta-feira até a próxima terça-feira, 29 de setembro. Os picos máximos podem alcançar 1,8 metro.

Leia mais notícias sobre Joinville

De acordo com o boletim de previsão, a partir desta sexta-feira, dia 25, o tempo passa a ser instável com chuva frequente em Santa Catarina. Há risco de temporal com ventos fortes, raios e granizo. O total de chuva previsto é de 20 a 30 mm em média e pontuais de 40 a 50 mm, especialmente no Oeste, Planalto Sul e Litoral.

Continua depois da publicidade

No sábado, a média de chuva varia de 20 a 30 mm em boa parte do Estado. No meio Oeste, os pontuais podem atingir 50 a 60 mm.

No domingo, a chuva é persistente com média de 40 a 50 mm. No meio Oeste o Litoral Sul, os maiores volumes ficam entre 90 a 100 mm. No Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí, os valores máximos previstos são de 60 a 70 mm. A partir de segunda-feira, o tempo melhora gradativamente.

Dicas de prevenção

A Defesa Civil recomenda, em casos de tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo que as pessoas permaneçam em locais seguros e não transitem em locais abertos, próximos a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.

Continua depois da publicidade

Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Em caso de alagamento recomenda-se evitar o contato com o acúmulo de águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar também transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Casos de emergências devem ser comunicados à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Continua depois da publicidade