A chuva persistente e volumosa deve se manter no final de semana, com previsão de acumulados de 150mm até 250mm, segundo a Defesa Civil do Estado. Neste sábado (13), os períodos mais intensos serão durante a manhã. Desde a madrugada de sexta-feira dia (12) a chuva ganhou força em Santa Catarina, sobretudo no Litoral Sul onde foram registrados volumes acumulados próximos a 100mm.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Nas áreas em laranja do mapa, são esperados volumes acumulados de 150mm a 200mm durante o dia, com pontuais em torno dos 250mm. Já nas áreas em amarelo, os volumes devem ficar entre 50mm e 75mm até o domingo (14), pontualmente podendo superar esses valores. O risco é alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, deslizamentos e enxurradas nas áreas em laranja do mapa e moderado nas áreas em amarelo.

Alerta da Defesa Civil (Foto: Divulgação, defesa Civil)

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A previsão é que os ventos ganhem força no litoral, favorecendo a agitação marítima. O risco é moderado para ocorrências como erosão costeira e riscos para atividades de pesca e navegação. São esperadas ondas de direção sul e leste entre 2m e 2,5m, com picos de até 3m em alto mar.

Continua depois da publicidade

As temperaturas estarão mais altas do Meio-Oeste até o Extremo-Oeste, com máximas de 31°C. Nas demais regiões do Estado, porém, a ação da umidade e circulação marítima fará com que os termômetros estejam amenos, com mínimas de 17°C e máximas de 25°C.

A tendência indica que o tempo permaneça chuvoso pelo menos até a próxima terça-feira (16), quando uma frente fria avança pelo sul do Brasil, provocando chuva e temporais isolados em todas as regiões catarinenses.

Florianópolis em alerta para chuvas intensas

A capital catarinense está em alerta por conta da iminência de chuvas volumosas e persistentes ao longo do final de semana. De acordo com a Defesa Civil estadual, a previsão indica precipitação persistente que pode perdurar até domingo.

Com a previsão, a atenção deve ser redobrada nas áreas de encosta, que têm a possibilidade de ficar com o solo mais encharcado e também com as ruas alagadas. Se houver necessidade, a Prefeitura disponibilizará maquinários, como hidrojatos, caminhões e escavadeiras, circulando pelas ruas que, eventualmente, estejam com problemas de alagamento.

Continua depois da publicidade

Além disso, as equipes da Secretaria de Assistência Social estarão preparadas para fornecer serviços de acolhimento para a população, se for necessário.

Recomendações para a população

Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. Tenha cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões. Fique atento a inclinação de postes e árvores e movimentos de terra e rochas próximos a sua residência. Lembre-se de permanecer atento aos avisos e alertas emitidos pela Defesa Civil.

Em casos de emergência, a população pode utilizar os seguintes contatos:

  • 199: Defesa Civil
  • 193: Corpo de Bombeiros
  • 192: SAMU
  • 153: Guarda Municipal

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Plantas ajudam a afastar o mosquito da dengue; professor cita espécies

Fóssil inédito de 540 milhões de anos é encontrado no Brasil