A Defesa Civil e a Epagri divulgaram nesta segunda-feira (23) uma nota hidrometeorológica apontando alto risco para chuvas e temporais em Santa Catarina nesta semana, ainda sob influência do fenômento El Niño. Estão previstos vendavais e temporais com chance de granizo para a próxima sexta-feira (27) e o sábado (28), conforme as instituições. Também há possibilidade de elevação dos rios em várias regiões.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

As chuvas serão causadas uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano. São esperados volumes de chuva com acumulados que variam entre 120 mm e 160 mm em áreas do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte, próximos à divisa com o Paraná. No restante do Estado, os acumulados ficam entre 80 mm a 120 mm, com os menores acumulados ocorrendo no Litoral Sul.

A Defesa Civil aponta “risco alto” para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis durante o período. Nas regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul, o risco é “muito alto”.

De acordo com o Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, o aumento dos episódios de chuvas volumosas e intensas tem acontecido com mais frequência. O destaque, até o momento, foi o Vale do Itajaí, onde já choveu mais de três vezes o normal para o mês todo (entre 350 e 450 mm e pontuais acima de 500 mm). No Extremo Oeste, região com menores acumulados, entre 230 e 300mm, também já superou a média climatológica.

Continua depois da publicidade

— Dessa forma, podemos afirmar que isso é uma consequência do fenômeno El Niño — destaca a Defesa.

Em outubro, Santa Catarina já foi castigada por fortes chuvas. Como consequência, 153 municípios decretaram situação de emergência por causa de estragos relacionados ao mau tempo. Seis pessoas morreram e os prejuízos com as chuvas ultrapassam R$ 1,1 bilhão, conforme a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil do Estado.

Veja fotos das chuvas em outubro em SC

Como será o tempo ao longo da semana

Esta semana será marcada por tempo instável em Santa Catarina. Entre esta segunda (23) e a quinta-feira (26), uma área de baixa pressão atmosférica, aliada ao fluxo de calor e umidade vindos do Norte do país, volta a provocar pancadas de chuva e temporais isolados no Estado, principalmente ao longo da terça-feira (25), em áreas do Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. No restante deste período, a instabilidade ocorre intercalada com momentos de melhoria.

Inicialmente, na sexta-feira (27), a chuva ocorre acompanhada de temporais com chuva pontualmente intensa, especialmente entre o Grande Oeste e o Norte do Estado, se espalhando para as demais regiões de Santa Catarina ao longo do dia. Entre o final da noite de sexta-feira e durante a madrugada e manhã de sábado (28), a chuva e os temporais ganham intensidade e se espalham sobre o Estado, sendo mais intensos entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Norte.

Continua depois da publicidade

A elevação dos rios também preocupa. Entre segunda e quinta-feira, as regiões Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte apresentam risco para alagamentos.

Leia também

Fenômeno El Niño causa prejuízos na agricultura e deve impactar setor até 2024

Rodovias seguem alagadas há uma semana em cidade do Norte de SC que ficou ilhada