A Defesa Civil estadual emitiu um alerta de chuva intensa, persistente e volumosa em todo o Estado nesta quarta-feira (9) e, especialmente, para a Grande Florianópolis que deve ser uma das regiões onde os acumulados de chuva devem ser maiores. O período crítico deve começar nesta quarta e seguir até sexta-feira (11). O risco é alto para inundações, enxurradas e deslizamentos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As temperaturas também deve ficar mais baixas em Florianópolis, entre 16°C e 20°C. Os ventos sopram fracos, entre Sul, Sudeste e virando para Nordeste à noite. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante todo o dia, pancadas de chuva e trovoadas isoladas devem afetar a capital catarinense.

A chuva intensa é resultado da combinação de um sistema de baixa pressão e a circulação marítima, fazendo com que a precipitação seja persistente e volumosa. O alerta segue para todo o Estado.

A Grande Florianópolis também está em alerta máximo para enxurradas rápidas e inundações graduais, afirma a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Florianópolis deve ter grande volume de chuvas


Orientações

A recomendação da Defesa Civil é de atenção a sinais de risco, como trincas em paredes e no solo, inclinação de postes e muros e estalos em áreas de encosta. Durante as tempestades, o órgão aconselha evitar atividades ao ar livre e buscar abrigo seguro. Além disso, moradores de áreas sujeitas a inundações devem evitar atravessar ruas alagadas ou buracos submersos.

Leia também

Flórida, nos EUA, se prepara para pior tempestade em um século com furacão Milton

Família catarinense se prepara para chegada do furacão Milton, na Flórida

SC entra em alerta para temporais com chance de ventos fortes e granizo