A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina começa hoje (25) a analisar processos de 1.686 presos condenados que cumprem pena em prisões de Itajaí. A expectativa é que até 30% desses detentos sejam beneficiados com pedidos à Justiça como a progressão do regime, livramento condicional, revisão criminal e até indulto. A ação voluntária faz parte de uma nova tentativa de desafogar o sistema penitenciário. Até a semana passada, eram mais de 20 mil detentos no estado. A Defensoria escolheu Itajaí pelo número de presos na região e também em razão de protestos de familiares que geraram episódios de violência na cidade em outubro de 2016.
Continua depois da publicidade
O vídeo de uma ação policial em Pomerode ganhou repercussão nas redes sociais, questionando a conduta utilizada. O conteúdo postado no Facebook na última segunda-feira (23) mostra imagens de PMs abordando um homem que está com uma criança no colo. Os policiais ordenam que o homem solte a criança e se entregue, mas ele não obedece. Há uma discussão entre eles, e quando o homem finalmente senta na calçada, ele é atingido por um disparo de arma de choque. No Facebook da Polícia Militar de Pomerode, a corporação alega que o “vídeo mostra apenas parte de toda a ação”, e que o homem se utilizou do próprio filho como escudo para não acatar as determinações dos policiais e para se livrar das responsabilidades dos atos que havia cometido. A Polícia Militar vai abrir um procedimento investigativo interno para verificar o caso. O comando da PM de Pomerode diz que a criança não recebeu a descarga elétrica.
Uma agência dos Correios foi alvo de assaltantes nesta terça-feira à tarde em Blumenau. Segundo informações da Polícia Militar, dois homens chegaram em uma motocicleta e anunciaram o assalto. Um dos homens estava armado com uma pistola. Ainda de acordo com a PM, um dos funcionários do local foi agredido com uma coronhada na cabeça. A dupla fugiu levando o dinheiro dos caixas. A polícia segue em busca de suspeitos.
*Com apoio do Diário Catarinense e do Jornal de Santa Catarina
Continua depois da publicidade