Atraso para entrega de encomendas, defeitos de fabricação, problemas com seguros e pacotes bancários e a demora para o atendimento de assistências técnicas foram as principais queixas do Procon de Joinville em 2011. Elencados na categoria “produtos”, as reclamações citadas foram o motivo de 2.241 processos abertos pela entidade no ano passado, superando pelo segundo ano consecutivo as denúncias de prestações de serviços e de telefonia.

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De dois anos para cá, o coordenador do Procon no município, Jorge Nemer, diz que as denúncias de produtos aumentaram principalmente devido às assistências técnicas que atuam no segmento de telefonia móvel. “É bastante comum que essas empresas não respeitem o prazo de 30 dias para consertar o aparelho, e muitas sequer dão um prazo de quando o aparelho será devolvido”, afirma. Apesar do número de queixas, o problema costuma ser resolvido de forma rápida, com a empresa devolvendo o aparelho e a quantia paga para o conserto.

Outro problema que tem crescido entre os consumidores joinvilenses são os erros em contratos bancários, de escolas e cursos. O Procon registrou 1.431 queixas relativas ao quesito prestação de serviços em 2011, quase cem a mais do que em 2010. E a boa notícia do ranking é a queda brusca de queixas contra operadoras de telefonia, que vem apresentando diminuição das denúncias nos dois últimos anos. Enquanto em 2009 foram 1890 denúncias, 2010 fechou com 998 reclamações. No ano passado, foram 566 43,2% a menos do que em 2010.

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