O DeepSeek, aplicativo chinês que ultrapassou o ChatGPT nos Estados Unidos (EUA) e derrubou ações de empresas de Inteligência Artificial (IA), está sendo acusado pela OpenAI de utilizar dados do ChatGPT para treinar o próprio chatbot. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A empresa confirmou a informação ao jornal britânico Financial Times um dia após o CEO da OpenAI, Sam Altman, elogiar o DeepSeek. O aplicativo virou assunto por “virar do avesso” o mercado de IA na última segunda-feira (27).
O que é DeepSeek e o que tem de diferente em relação ao ChatGPT
— Obviamente, entregaremos modelos muito melhores, e também é legítimo e revigorante termos um novo concorrente! Faremos alguns lançamentos — falou Altman.
Continua depois da publicidade
A OpenAI acusa o DeepSeek de fazer uso da técnica conhecida como “destilação”. Nela, desenvolvedores retiram dados de grandes modelos de IA para treinar os modelos menores, que estão em desenvolvimento.
Tecnicamente, a empresa permite a integração da própria API em aplicativos de outras pessoas. A destilação, no entanto, é considerada uma violação dos termos de serviço da OpenAI.
Ranking mostra quanto os bilionários da tecnologia perderam após efeito “DeepSeek”
Agora, Microsoft e OpenAI abriram uma investigação para apurar o possível vazamento desses dados. De acordo com as duas sócias, as informações supostamente usadas pelo DeepSeek foram obtidas de maneira não autorizada por um grupo ligado ao aplicativo chinês.
Procurados pelo Verge e pela Reuters, o ChatGPT não quis dar mais detalhes e a Microsoft se recusou a comentar.
Continua depois da publicidade
O DeepSeek, segundo David Sacks, líder de IA e criptomoedas da Casa Branca, teria roubado propriedade intelectual dos EUA.
— Há evidências substanciais de que o DeepSeek destilou o conhecimento dos modelos da OpenAI — afirmou Sacks.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Relógio do Juízo Final é atualizado e humanidade fica mais perto do fim do mundo; entenda
“Domo de Ferro”: Trump ordena construção de escudo antimísseis no estilo de Israel nos EUA