O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (sem partido), assinou no fim da tarde desta terça-feira, um decreto que exige qualificação técnica de candidatos que pretendem assumir cargos comissionados na administração municipal direta ou indireta, incluindo fundações e autarquias.

Continua depois da publicidade

Entre os requisitos, a norma estabelece que a pessoa tenha conhecimento técnico sobre o cargo que pretende assumir, familiaridade com a função e bons antecedentes de trabalhos anteriores. Além disso, o decreto ainda exige que se tenha graduação e comprovação de experiência profissional para os cargos de diretoria.

A determinação ainda exige que entidades ligadas a prefeitura terão até 120 dias, partir da publicação, para reavaliar e certificar-se que os funcionários que atualmente trabalham no órgão, estão dentro dos critérios da nova regra.

Mário Hildebrandt afirmou que a ideia é melhorar a seleção e a prestação de serviços à comunidade. Ele também mencionou o caso do gerente de operações da Faema, preso na última sexta-feira por supostamente pedir propina para não multar uma obra.

– Nós queremos cada vez mais dar sentido ao funcionalismo público de Blumenau, que ele seja para cada vez mais aperfeiçoado para atender melhor as pessoas. Tenho total certeza de que atualmente nós trabalhamos com excelentes profissionais e são exceções casos como que aconteceram. Mesmo assim, é necessário punir e retirar do quadro os maus exemplos – afirmou o prefeito.

Continua depois da publicidade