O prefeito Udo Döhler decretou luto oficial de três dias em Joinville pela morte do ex-prefeito Nilson Bender. O político estava internado no Hospital da Unimed há cerca de um mês, onde faleceu na noite deste domingo. Nilson Bender estava com 85 anos e foi prefeito de Joinville entre 1966 e 1970.

Continua depois da publicidade

Formado em contabilidade e economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ele foi diretor financeiro, de planejamento e de organização da Fundição Tupy ao longo de 34 anos.

O político iniciou na vida pública em 1952. No mandato como prefeito de Joinville dedicou-se especialmente a educação. Criou o Cesita, o Centro XV, a Fundação 25 de Julho e Fundaje, precursora da Univille, além de estabelecimentos de ensino primário. Na saúde construiu o novo Hospital Municipal São José, o primeiro pronto-socorro de Joinville, fez o programa de saneamento básico e implantou a rede de água potável.

Também foi responsável pela implantação do Museu do Sambaqui, da rodoviária e pelo início das obras da Casa da Cultura e do pavilhão da Expoville. Foi responsável ainda pelo primeiro levantamento aerofotogramétrico da cidade, pela modernização da administração da prefeitura e teve participação na adoção do Estatuto do Funcionário Público Municipal e da criação da Fidesc, precursora da Amunesc.

Continua depois da publicidade