Famosa pela arquitetura e colonização austríaca, a cidade de Treze Tílias também apostou em traços tiroleses na decoração de Páscoa no Meio-Oeste catarinense. Além das pinturas características dos Alpes, os coelhos também ganharam trajes típicos.
Continua depois da publicidade
Tudo foi feito por um grupo de cerca de dez artesãs, que tiveram o apoio da Prefeitura para custear as peças e abusaram da criatividade e das técnicas aprendidas com os antepassados. São pinturas, tecidos, colagens e até uma grande árvore enfeitada por ovinhos de Páscoa.
Entre os destaques, também estão as peças pintadas com imagens das tradicionais Edelweiss, as flores dos Alpes europeus que simbolizam o amor. Além disso, os coelhos em trajes tiroleses esbanjam charme e encantam os olhos dos turistas.
Prova disso é a lotação hoteleira na cidade, já que os 750 leitos disponíveis nos cinco hotéis e três pousas da cidade estão totalmente reservados para o feriadão de Páscoa. Conforme a secretária de Turismo, Dirlei Barbieri, a decoração com toque austríaco e totalmente feita a mão está sendo o grande diferencial.
Continua depois da publicidade
– Vários artistas fizeram as peças e elas têm características únicas. Os hotéis estão todos lotados para o feriadão há mais de um mês e estamos mandando os turistas também para outras cidades da região – comemora.
Otimismo no comércio
Além de turbinar o setor hoteleiro, as peças decorativas estão ajudando também a fortalecer o comércio. Em uma fábrica de chocolate artesanal da cidade, as a expectativa é que as vendas devem aumentar até 15% na Páscoa, data que é considerada a mais importante do ano para esta área, conforme a empresária Kelle Moser Kremer.