Engana-se quem pensa que decorar um barco é tarefa simples. Apesar da área diminuta, a ambientação de uma lancha transcende a escolha das cores de almofadas e colchas, pois impõe restrições estruturais de uma construção feita para permanecer na água, em condições de mobilidade e segurança.

Continua depois da publicidade

Sabendo dessas particularidades, mas sem abrir mão do conforto e da funcionalidade, a equipe da Quadrilha Design, formada pelas arquitetas Ronize Brancalione, Claudia Barbosa, Graziela Lubisco, Gabriela Mottin e Verônica Zanuzzi, ficou responsável pelo projeto de interiores de três lanchas assim que chegaram a um estaleiro.

– Mobiliar um barco é similar a uma casa, que também tem uma área pré-definida, porém, é uma tarefa um pouco mais complexa. As limitações de altura, área reduzida, movimento constante e o material da base, inteiramente em fibra, que não pode ser furada, determinam o projeto – explica Ronize.

Tal como um apartamento entregue sem revestimentos, as lanchas vieram sem qualquer mobiliário e definição das superfícies, prontas para receber a customização. O estilo contemporâneo escolhido é marcado por estofados de linhas retas, cores neutras e móveis discretos, em ambientes que proporcionem descanso do agito urbano.

Refúgio perfeito a bordo

Continua depois da publicidade

Embora com tamanhos similares, os três barcos ganharam projetos distintos. Alguns detalhes, no entanto, são recorrentes nas três embarcações, como o piso de carpete em tom bege dos interiores, escolhido em função da necessidade de acompanhar o formato arrendondado e com recortes na base das três das lanchas. Os armários feitos sob medida têm acabamento melamínico em madeira no tom médio. Na iluminação, a preferência foi pelo LED – em sua maioria disposto em cordas luminosas, garantindo um inovador efeito decorativo.

– Com materiais nobres e adequados, agregamos ainda mais valor ao bem, ampliando o bem-estar e a segurança dos tripulantes em qualquer passeio – finaliza.