O grande diferencial deste projeto pode ser definido em uma palavra: mistura. A proposta ganhou ousadia com o uso de peças modernas aliadas a um estilo mais rústico. A designer de interiores Alessandra Voitena teve de conciliar alguns desejos na concepção do projeto deste apartamento de 137 metros quadrados, localizado em São Paulo. Os clientes, um casal descolado de meia-idade com um filho recém-nascido, fizeram questão de três itens: uso de revestimentos diferentes; ter circulação de ambientes agradável; e dedicar um cuidado especial na escolha das cores – a meta era fugir do vermelho e do verde, usados na decoração da antiga casa.

Continua depois da publicidade

– Procurei mesclar o âmbar, o turquesa e o marrom em toda a área social. Também investimos na composição dos materiais, que deu supercerto. Digamos que o segredo foi misturar mesmo os materiais, contrastar e, principalmente, não repeti-los – diz Alessandra.

A ideia inicial, explica a designer, era que toda a área social fosse integrada. Os donos do apartamento adoram receber amigos e familiares. Queriam que o espaço social fosse amplo. Mas não foi possível remover a parede que divide a cozinha da sala porque é de tijolo estrutural.

– Nivelamos o piso da varanda com o da sala e colocamos um cimentício que imita madeira em todo o espaço gourmet, para enfatizar a integração. Neste mesmo ambiente, distribuímos a iluminação através do rebaixamento do teto em gesso e trabalhamos a distribuição do som, que parte do home theater ou de um dispositivo preso à parede, ao qual se podem conectar desde um pen drive ao próprio iPhone – diz a designer.

Já na entrada do apartamento, uma surpresa: atrás do bar, um papel de parede imita pele. De perto parece um couro, destacado pelas fitas de led presas ao gesso. O móvel em destaque pela iluminação foi criação da designer.

Continua depois da publicidade

– Outro destaque é uma base alta em madeira de demolição que sustenta um nicho de vidro, que acomoda uma escultura. Logo ao lado, um cachepô vietnamita, comprado em um leilão por minha cliente, ganhou lanças de São Jorge.

Na sala de jantar, a parede etrusca é a grande protagonista. A iluminação embutida cria o efeito marcado do feixe de luz. O espelho bronze bisotado amplia a área.

– No home theater, fechamos uma janela que existia porque acabava atrapalhando o espaço com a entrada excessiva de luz. Fizemos todo um trabalho no gesso com rasgos iluminados.

No piso das áreas social e íntima, a designer lançou mão de taquinhos de cumaru, com os rodapés brancos. Todas as portas do apartamento foram frisadas.

Continua depois da publicidade

Cantinho criado com carinho

No quartinho do bebê, a fonte de inspiração foi inusitada: a porta de correr do guarda-roupa. Toda riscada em tons de marrom, azul e bege, conquistou o coração do casal. Para compor o projeto, a designer de interiores Alessandra Voitena buscou um papel de parede que combinasse com a porta. Acabou encontrando um com tema de floresta. A iluminação embutida num recuo elevado no gesso dá todo o destaque para o papel de parede.

– O pendente de bicicletinha deu um charme especial ao quartinho _ diz Alessandra.

Como os clientes não queriam a cama auxiliar, porque o quarto deles é bem próximo ao do bebê, foi possível investir em um guarda-roupa grande, que irá servir bem a todas as fases do crescimento do filho. A cadeira de amamentação também é um tanto diferente porque é uma cadeira de balanço, que mais tarde será reaproveitada na varanda gourmet.

No quarto do casal, o destaque fica para a parede de cabeceira. Novamente a utilização de um material diferenciado, que, com recurso de iluminação, ficou parecendo um revestimento 3D.

A parede é destaque

A cozinha não fugiu à regra da casa. Ganhou um charme extra com a colocação de piso que imita cimento queimado e de pastilhas de vidro com detalhes bronze, para contrastar com o rústico.

Continua depois da publicidade

– Trocamos toda a bancada por uma mais ampla, que acomodou o cooktop. A cor branca trouxe requinte e amplitude ao ambiente – explica a designer de interiores Alessandra Voitena.

As portas de vidro de acetato e reflecta trouxeram mais sofisticação ao espaço.

No lavabo, a pia foi esculpida no mármore travertino bruto (tratado especialmente para receber água).

– Ficou prática e supermoderna. Colocamos muito espelho nessa área para ampliar o ambiente – conta.

O papel de parede ajudou a finalizar a decoração.