O prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2021 começa nesta segunda-feira, 16 de agosto, e vai até o dia 30 de setembro. Pessoas e empresas donos de imóvel rural precisam apresentar a declaração no prazo, sob pena de 1% de multa por mês. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

Para fazer a declaração de ITR é necessário baixar um programa disponível no site da Receita Federal. O valor do imposto pode ser pago em até quatro prestações mensais, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$50. O imposto com valor inferior a R$100 deve ser pago em prestação única. 

O pagamento pode ser feito ou por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) em qualquer agência bancária integrante da rede arrecadadora de receitas federais, ou por transferência bancária somente em bancos autorizados.  

Quem perdeu a posse ou o direito de propriedade do imóvel a partir de 1º de janeiro de 2021 também precisa declarar o ITR. 

Continua depois da publicidade

Conforme a Receita Federal, foram entregues 5,8 milhões de declarações em 2020. A expectativa para este ano é de que 5,9 milhões sejam entregues.

*Com informações de Valor Econômico

Leia também:

Dinheiro extra do FGTS? Veja quem vai receber, quando e como sacar

Concursos públicos em SC: veja vagas abertas em agosto, salários e como se inscrever

Sete em cada dez restaurantes de SC estão endividados por conta da pandemia