Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram na tarde desta quinta-feira julgar os recursos dos condenados em bloco por crime. A fórmula foi proposta por Luiz Fux, relator dos recursos, e aceita pelos demais. Por essa metodologia, não haverá votação na sessão desta tarde dos condenados.
Continua depois da publicidade
Nesta tarde, o relator apresentou o resumo do julgamento dos condenados pelo crime de formação de quadrilha. Depois, foi estabelecido um prazo de 75 minutos para a defesa de todos os condenados por esse crime falarem e 30 minutos para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defender a manutenção das condenações.
O resultado do julgamento ficará para a semana que vem. Nesta quinta-feira, cinco recursos constam na pauta. No início da sessão, Luiz Fux leu o relatório sobre o núcleo petista condenado por formação de quadrilha: José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino.
O cenário
Continua depois da publicidade
Em 2012, decisão de condenar réus por formação de quadrilha foi apertada, de 6 votos a 4. Agora, veja por que o plenário pode mudar seu entendimento: